Uma venda diferente
Porque a venda de imóveis é
diferente?
A venda de
imóveis é um processo que apresenta uma série de aspectos singulares.
Ela se distingue
das outras formas de vendas de produtos e serviços a partir das seguintes
peculiaridades: resquícios antropológicos, comitê de compra, decisão de alto
envolvimento da família, fator tempo, valores monetários envolvidos e
preconceitos.
Resquícios antropológicos
A habitação
surgiu com a necessidade de abrigo, proteção e adaptação do homem ás condições
e ameaças do meio ambiente.
Hoje é comum
as famílias recorrerem à opinião dos mais velhos e mais experientes para decidirem pela compra de uma unidade habitacional (a caverna adequada aos
tempos modernos, com micro-ondas, televisão a cabo, sistema de segurança etc.)
Comitê de
compra
Uma família
que nunca vivenciou a experiência de comprar um imóvel por certo irá dispensar
um grande esforço quando o fizer pela primeira vez.
Nessa fase,
a família procura se acercar do maior número de informações possível que,
veiculadas na internet ou televisão, apresentam alternativas diversas. Ainda na
busca de um maior apoio para a decisão, discute-se o assunto com seu comitê de compra.
O comitê de
compra é constituído pelos parentes, amigos do trabalho, vizinhos e outros
conhecidos. Alguns deles acompanham na visita ao imóvel e oferecem sua impressão
pessoal sobre a questão.
Decisão de
alto envolvimento da família
Quando chega
a hora de tomar as decisões de compra, maridos e esposas frequentemente
discordam quanto a gastar ou economizar, que tipo de imóvel comprar, qual será
sua localização, qual o número de dependências.
No
comportamento da família, de forma, subjacente, deixam-se implícitos os desejos
e motivações que não se revelam facilmente. Entre eles destacam-se: status, sensação de posse, poder, demarcação
de território, efetividade, projeção social.
Valores
monetários envolvidos
A aquisição
de uma representa, geralmente, o mais significativo esforço financeiro isolado
que as famílias realizam. A decisão de compra de um imóvel implica uma série de
medos que fazem o cliente fugir da ação de ter que tomar uma decisão:
Medo de
dívidas – Clientes em
potencial também são tremendamente temerosos em ficar devendo muito dinheiro.
Medo de ser
enganado – Clientes duvidam
de tudo o que o corretor de imóveis está dizendo. Colocam em dúvida os
benefícios apresentados pelo profissional.
Medo do
desconhecido – Uma falta
de compreensão ou de conhecimento do seu produto é motivo para não comprar.
Muitos clientes se assustam com termos diferentes como: lobby, lavabo, fitness.
Medo dos
erros anteriores – Ter
uma experiência passada ruim gera medo e resistência.
Medo gerado
por outros – O medo de
um cliente em potencial também pode vir de informações de terceiros, comitê de
compras, notícias de jornais, boatos etc.
Preconceitos
O corretor
de imóveis para exercer sua atividade profissional deve ter feito curso Técnico
de Transações Imobiliárias (TTI), ter sido aprovado no exame e ter seu registro
no CRECI. Graças a esse curso e à perfeita inserção dos profissionais no seu
meio foram minimizados os preconceitos ainda existentes.
Pensando nisso, a ferramenta SóVenda desenvolveu uma técnica para lhe auxiliar fazer uma boa compra e obter uma boa experiencia nesse momento tão delicado que é adquirir o imóvel dos sonhos.
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