Como enxergar com os olhos do cliente
Entrevista
O corretor de imóveis de sucesso deve dar uma atenção especial à entrevista.
Através de uma boa entrevista, o corretor fica sabendo dos motivos que levam o cliente a se interessar por um
imóvel e obtém, também, outras informações essenciais.
A entrevista
visa conhecer o cliente potencial e a sua família e descobrir suas necessidades,
numa interação baseada em perguntas e respostas. Durante a entrevista, o
corretor de imóveis deve aproveitar a oportunidade para reforçar os aspectos de
confiança e credibilidade.
Observações para uma entrevista de
sucesso
Ao planejar
uma entrevista, esteja atento para uma série de cuidados que deverão ser
considerados, para saber o que analisar na hora de comprar um imóvel.
1 Fale para o cliente sobre os motivos das perguntas e dê garantia de
sigilo
Explique a
importância de você entender bem as necessidades e problemas do cliente para
objetivar o seu trabalho, garanta também, sigilo das informações obtidas.
Exemplo
prático: “senhor Décio, já ajudei
muitos clientes a fazerem excelentes investimentos. Quero ajuda-lo também. Para
isso preciso lhe fazer algumas perguntas, serei breve, as respostas serão
preservadas com sigilo absoluto.”
Se você
demonstrar atenção e interesse em ajudar, terá cooperação.
2 Saiba o que o cliente pensa e como ele pensa
Um cliente
que pensa através de imagens, visual tenderá a usar termos como vista,
observar, examinar, perspectiva, olhar, etc. Exemplo: “Você tem um apartamento decorado para mostrar?”
Um cliente que
pensa auditivamente usará palavras como dizer, contar, barulho, conversar,
perguntar etc. Exemplo: “A minha esposa
me contou que este imóvel está sendo vendido com exclusividade, por vocês.”
Um terceiro
tipo ocorre através de sentimentos, sensações. Um cliente que pensa dessa forma
usará palavras como verificar, sólido, quente, andar, contato, etc. Exemplo: “Você pode me dar uma ideia de como é a distribuição
interna da casa?”
Se o
corretor prestar atenção, para escutar palavras que indiquem visualização,
audição ou sensações, poderá determinar a estratégia a ser seguida, na fase de
apresentação.
Use diferentes tipos de perguntas
Quando
planejar a entrevista, o corretor precisa primeiro saber que as perguntas utilizadas na pesquisa devem ter a intenção de esclarecer melhor o objetivo dessa compra, e como tomar a decisão na hora da compra, de forma que ajude o cliente e corretor encontrar com mais facilidade esse imóvel, e também ajude o cliente a interpretar melhor o imóvel apresentado.
Na
entrevista, o corretor de imóveis pode usar diferentes tipos de perguntas:
·
Pergunta aberta- As perguntas abertas são muito úteis
para descobrir as motivações, os receios, as necessidades e as objeções do
cliente. As perguntas abertas iniciam com uma dessas seis palavras: quem, o que,
onde, quando, como e por quê? Exemplos: “quem
irá morar no apartamento?”, “onde você gostaria que este apartamento estivesse
localizado?”
·
Perguntas orientadas- As perguntas orientadas tem por
objetivo fazer com que o cliente concorde com a opinião do
profissional que muitas vezes tem mais facilidade em perceber que aquele imóvel combina mais com sua intenção, ou que outro imóvel.
·
Pergunta fechada- é respondida com poucas palavras.
ajuda o cliente a tomar posição, a se declarar contra ou a favor. Sua
principal característica é não permitir escapatório ao cliente, pois ele tem
que escolher entre duas alternativas. Exemplo: “A senhora procura um apartamento de frente ou de fundos?”
Não interrompa, escute todos os
sentidos
Não deixe de
olhar para o cliente quando perguntar ou estiver escutando, nunca afaste os
olhos do cliente. Isso faz ele se sentir bem atendido e o mantém concentrado em
você.
Você deve
acompanhar os sinais não verbais, são ele: expressão facial, posição do braço, posição
das mãos e a posição das pernas. Eles enviam três tipos de mensagens:
aceitação, cautela e desacordo.
Durante a entrevista procure
determinar os motivadores de compra
O cliente
não compra o imóvel, comprar o que o imóvel pode proporcionar em termos de: lucro (ganho, realização, economia,
valorização), prazer (conforto,
comodidade divertimento, luxo, qualidade de vida, tranquilidade), orgulho (aprovação, aceitação, afeto, status), paz de espírito (segurança).
O corretor
deve ficar atento às manifestações do cliente para identificar qual é o seu
principal motivador de compra.
Em essência,
vender é isso – identificar as necessidades e relacioná-las aos benefícios que
o imóvel irá proporcionar.
Duração de entrevista
Não existe
um tempo determinado para a realização da entrevista. O nosso tempo é dedicado
ao cliente, quem pode ter restrição de tempo é o cliente.
É
recomendável que o corretor de imóveis tenha um roteiro de perguntas mais
simplificado, para otimizar seu tempo.
E para auxiliá-lo nesse processo e otimizar seu tempo, indicamos o marketplace SóVenda, que encontra potenciais cliente para você. Acesse agora SóVenda.com
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